Ronaldo vai se despedir oficialmente da Seleção Brasileira no dia 7 de junho e nem tem para quem passar a amarelinha número 9. Depois de Careca, Romário e o próprio “Fenômeno”, o posto de centroavante canarinho ficou sem dono.
O sucessor natural é Alexandre Pato, claro. Trata-se de um jovem diferenciado, com tudo para se tornar um craque. Mas seu frequentes problemas físicos o atrapalham demais e já não dá mais para confiar nele. É preciso ter um plano B, algo que Mano Menezes não conseguiu até agora. As opções são poucas, não é fácil mesmo, mas o técnico do Brasil também errou demais nessa missão.
Por isso o Opiniões em Campo resolveu ajudá-lo e elaborou uma lista com as melhores opções que o Brasil tem para ser o reserva do Pato. Porém, mais importante do que lembrar de todos eles, é dar continuidade para alguém e não ficar inventando Tardellis ou Jonas a cada convocação.
Aproveite, Mano! De nada.
7º) Luis Fabiano (São Paulo)
Está com sérios problemas físicos e ainda tem o agravante da idade avançada. Parece até que já está fora dos planos do Mano, mas eu não o descartaria totalmente por enquanto.
6º) Adriano (Corinthians)
Poderia até ser o titular da Seleção, se não fossem seus problemas físicos e psicológicos. Não tenho fé que tudo isso vá se resolver no Corinthians, então realmente é uma opção apenas para o futuro.
5º) Kleber (Palmeiras)
Desde que voltou ao Palmeiras, tem mostrado que está mais calmo e pode sim jogar fixo na área. É claro que vai render mais se puder sair dela e atuar de frente para o gol, mas nessa posição ele não teria chances na Seleção.
4º) Fred (Fluminense)
Mano não deveria ter lhe convocado agora, já que seu momento é fraco. Mas ele tem potencial para ser um dos melhores centroavantes do Brasil. Em forma e motivado, pode assumir a liderança dessa lista facilmente.
3º) Leandro Damião (Internacional)
A sua primeira convocação veio cedo demais, mas aposto que com o tempo ele vai justificar isso. Depois de Pato, é o melhor centroavante que surgiu recentemente e por isso precisa mesmo entrar nos planos para renovar a Seleção.
2º) Nilmar (Villareal-ESP)
Foi bem demais na temporada europeia e, apesar de não ser sempre o centroavante do time, pode resolver o problema da Seleção. Tem até um futebol parecido com o de Pato, com velocidade e boa finalização.
1º) Hulk (Porto-POR)
A temporada excepcional que ele teve deveria lhe render muito mais chances do que aquelas que recebeu. Não joga como centroavante no Porto, mas pode fazer essa função na Seleção e até revezar com Neymar ou Robinho, caindo pelas pontas também.
Além deles, para a Copa do Mundo de 2014 podemos ainda torcer pelas evoluções de André, Diego Maurício, Wallyson, Willian José e Walter. Não vejo potencial em nenhum deles para serem jogadores de Seleção, mas são os melhores centroavantes jovens que temos no momento e nem é preciso explicar o quanto o futebol é surpreendente. Mano pode ter que contar com essa sorte também…
Pra mim, o Adriano em forma seria o 9 natural da Seleção. É grandalhão, faz bem a função do trombador e compõe o ataque com um atacante leve – Neymar, Nilmar…
Mas no momento, acho que não há melhores opções que Nilmar e Hulk mesmo. E olha que o Nilmar poderia fazer o ataque com outro jogador leve, como ele faz com o Rossi no Villarreal.
(E olha que o Neymar é BEEEM mais leve que o Rossi…)
[…] a falta de centroavantes no Brasil é nítida e já foi até analisada no Opiniões em Campo. Portanto, é melhor não descartar total essa […]
[…] A falta de centroavantes na Seleção […]
Concordo que o Adriano seria O camisa 9.
O segundo da lista seria o Pato sem sombra de dúvidas. Joga na posição algumas vezes pelo Milan e não decepciona. Finaliza bem com as duas pernas,boa presença na área e tem habilidade pra não depender dos outros.
Fred seria a terceira opção pelo faro de gol.
para mim o kleber é um bom nome para a seleçao é um centroavante bom,sabe chutar com as duas pernas,tem feito um bom jogo,e o andré do dinamo de kiev é um bom menino sabe finalizar.pra ele é arroz e feijao depois a mistura pode ser um verdadeiro craque do brasil.
Leandro Damião
[…] Quem é o centroavante da Seleção Brasileira? […]